terça-feira, março 01, 2016

Seja sábio, meu filho, e traga alegria ao meu coração; poderei então responder a quem me desprezar (Provérbios 27:11)


Ser sábio é ouvir a voz de Deus, é aprender com Ele o caminho da redenção. Ser sábio é manter-se longe  do pecado e aproximar-se de Deus.
O prudente logo, percebe o perigo e assim, busca o seu refúgio no Poderoso Deus, mas o insensato consente em andar segundo os seus pensamentos e seguindo o seu entendimento, e adiante vai no seu caminho incerto, onde o leão ruge o persegue até os confins da terra. 

"O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão" (Provérbios 13:1)

Ser sábio é olhar para a vida com os olhos de Deus, vivendo na obediência e submissão a Ele. A sabedoria que vem de Deus nos leva a trilhar caminhos de justiça, levando-nos a uma vida regenerada e consagrada ao Senhor, mas a sabedoria humana segue um rumo indiferente. 

Quando a torre de Babel foi construída, parecia ser um bom projeto para o homem, mas findou-se em fracasso e confusão. 
Na Bíblia mostra que os homens usavam a mesma língua e um único povo. Um dia decidiram construir uma cidade e uma torre cujo ápice penetrava os céus. Então, Deus decidiu descer e confundir a linguagem dos homens para que eles não entendesse uns aos outros e desta forma eles não puderam mais construir a cidade.
"E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade" (Gênesis 11:6-8)
A sabedoria do mundo é tolice para Deus. Mas a sabedoria do Senhor Deus traz grandes revelações e edifica-nos a uma vida de graça e prosperidade. A sabedoria do homem fracassa, mas a de Deus dura para sempre. 

 "Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera" (Tiago 3:17)

Nenhum comentário: