sexta-feira, junho 09, 2017

Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. 1 Reis 17:14

Deus não desampara aqueles que teme a Ele e são fiéis ao Senhor.
Ele não abandona o seu povo, porquanto a sua fidelidade está presente em nossa vida.
Ele ouve as nossas angústias e o nosso clamor, e são nas horas mais difíceis, quando achamos que não há saída, ali está Deus com seus planos sobre a nossa vida. 
O Senhor cumpre as suas promessas na vida de seu povo, no antigo testamento mostra a historia de uma viúva, vivendo em uma condição miserável, e um credor iria levar os seus filhos como escravo para pagar a divida.
"E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a
Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos." 
(2 Reis 4:1)
Conforme a lei israelita isso era permitido, como forma de pagamento ao credor, porquanto, os filhos dos devedores eram tomados pelos credores, para que trabalhassem até que a dívida fosse paga. 
Aquela mulher disse ao profeta Eliseu, "Tu sabes que o teu servo temia ao Senhor", a viúva nas suas palavras, e na sua sinceridade, estava falando uma verdade para Eliseu e não uma reclamação ou murmuração. Ela falava da lealdade com que seu marido servia a Deus e ao próprio Eliseu e sabia que Deus jamais abandona o seu povo.
Ela por sua vez, não pediu riquezas ou uma boa posição na vida, mas olhou pela vida de seus filhos e a miséria que lhe havia acometido.
"E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.

Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto" (2 Reis 4:2-7)
E assim foi, aquela viúva foi vitoriosa porque creu nas promessas de Deus, não murmurou pela situação, mas foi fiel ao Senhor e Ele foi misericordioso com ela e seus filhos.