quarta-feira, outubro 14, 2015

E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz (Jonas 2:2)


"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno" (Salmos 139:23-24)

Deus conhece todas as coisas, e nada está encoberto diante de seus olhos. Ninguém pode se esconder Dele, pois, Ele é Onipresente. 
Ele conhece as nossas ações e os nossos pensamentos e tudo que acontece Ele sabe Ele tudo vê.
Um dia o profeta Jonas recebeu uma missão de Deus para pregar na cidade de Nínive, para que os seus habitantes pudessem se arrepender do mal caminho e se convertesse ao Deus Vivo.

"Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença" (Jonas 1:2)

O povo dessa cidade estava totalmente envolvida no pecado, na feitiçaria, prostituição e todo tipo de violência e crueldade. Mas Deus queria que eles deixassem cada um o seu mal e se arrependesse, para que a ira de Deus não sobreviesse contra aquele lugar. 
Para Jonas, esse povo não merecia nenhuma oportunidade, nenhuma misericórdia, devido a todo mal que eles fizeram. Jonas conhecia muito bem a Deus e sabia que Ele é misericordioso, longânimo e grande em benignidade e por fim se eles se arrependessem o Senhor os perdoaria.
"Ele orou ao Senhor: "Senhor, não foi isso que eu disse quando
ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende" (Jonas 4:2)

Não estamos aqui no mundo simplesmente para fazer o que queremos. Mas para agradar e obedecer Aquele que nos enviou.
Jonas por seu orgulho, não queria ver aquele povo mal receber o perdão, mas todos merecem a oportunidade de Deus.
Não importa o quanto o homem foi mal, no momento que ele reconhece a sua maldade e se arrepende Deus o perdoará.
Nínive alcançou a misericórdia do Senhor, pois creu na pregação de Jonas e então a ira de Deus não veio sobre aquele lugar. Eles, portanto, se humilharam na presença de Deus, e clamaram ao Senhor, assim, deixaram os maus caminhos e a violência que praticavam. 
"Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado" (Jonas 3:10)
A salvação e a fé resultam numa vida de obediência a Deus, mediante a sua palavra.