sábado, maio 30, 2015

Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida Provérbios (4:23)


A obediência a Deus nos leva a conquistar as bençãos do 
Senhor, porquanto aos que ouve as palavras do Senhor e as guarda é sábio, pois anda em retidão e justiça, assim se afasta da perversidade e busca em Deus o seu auxílio. 
Todavia, aqueles que buscam o mal e não tem temor em Deus, andam na escuridão e tropeçam a cada dia em seus erros. 

"Desvia de ti a malignidade da boca, e alonga de ti a perversidade dos lábios" (Provérbios 4:24)

Através da palavra de Deus encontramos muitas exortações, portanto, diligentemente observamos na palavra e aprendemos com ela, sabendo que ela é lampada para nossos pés que nos leva ao verdadeiro caminho que é Cristo.

"Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos.
Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal" (Provérbios 4:26-27)

Quando somos instruído pela palavra aprendemos com ela a nos direcionar a nossa vida perante Deus. Assim ninguém pode nos convencer que exista outro estatuto além daquele que Deus nos ensinou.

"E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive" (Provérbios 4:4)

Não andamos segundo nossas emoções, mas por fé. Pensando nas coisas que são de cima, que vem da vontade do Pai Celestial.
Fixando os nossos olhos no Senhor e freando a nossa língua do mal, porquanto, a nossa língua pode ser pequena como relatou o apostolo Tiago (capitulo 3:5), mas também é como um fogo que encendia e contamina todo o corpo. 
Observamos um grande bosque, apenas uma faísca pode causar um grande incêndio e causar uma destruição total, ou seja, uma língua incendiada com as mentiras do diabo causa danos irreparáveis destrói uma sociedade inteira, desviando o povo da verdade de Deus, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. Contudo, apenas uma mentira que saiu da boca da serpente no Jardim do Éden, foi suficiente para contaminar o mundo inteiro por geração a geração.

"A língua também é um fogo, como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno" (Tiago 3:6)

Mas, também com a nossa língua podemos bendizer ao Senhor e e com ela confessar que Deus é nosso Senhor e Salvador de nossas almas. E da mesma boca pode proceder a bênção e maldição. 
Se desviamos os nossos olhos do mal, freando a nossa língua e os nossos pés andem em caminhos de justiça, assim seremos bem sucedidos. Pois a obediência requer equidade, requer esforços direcionado para o alto. Não esforços que não levam a lugar nenhum, que apenas se tornam sacrifícios sem proveito algum. 
Certa vez o apóstolo Paulo reprendeu os cristãos de Gálatas, pois deixaram de seguir as instruções de Deus, afastando da verdade e obediência.

"Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade?" (Gálatas 5:7)

Devemos fitar os nossos olhos em Cristo, pois Ele em obediência suportou a cruz e todo fardo que lhe foi colocado, desprezando o pecado foi o autor e consumador da nossa fé.