terça-feira, janeiro 13, 2015

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; Romanos 5:3

Certa vez, um homem viu uma formiga que carregava uma enorme folha. A formiga era pequena, mas a folha devia ter dez vezes o tamanho dela.
Com muito sacrifício a formiga carregava aquela folha. Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo a formiga cair também. Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa.
O homem a observou e acompanhou, até aonde aquela formiguinha conseguiria levar sua folha. Logo a formiguinha chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa.
Então o homem pensou: “Até que enfim ela terminou seu trabalho! Mera  ilusão. Na verdade, havia apenas terminado uma etapa. A folha era muito grande e nem cabia no buraco, então deixou a folha ali e chamou outras formigas que cortou aquela folhas em vários pedaços.
Elas pareciam alegres na tarefa. Em pouco tempo, a grande folha havia desaparecido, dando lugar a pequenos pedaços que rapidamente foram levados para dentro do buraco.

Imediatamente, o homem começou a refletir sobre suas experiências, de quantas vezes, ele havia desanimado diante do tamanho das tarefas ou dificuldades.
Talvez, se a formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carregá-la. Isto fez com que aquele homem transformasse aquela reflexão em oração ao Senhor. Ele orou:
"Senhor, dá-me a tenacidade daquela formiga, para carregar as dificuldades do dia-a-dia.
Dá-me a perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas.
Dá-me a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais.
Dá-me a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo, mesmo quando, pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer.
Podemos aprender bastante observando o trabalho da formiga, apesar do seu tamanho pequeno é capaz de carregar coisas maiores que ela. Ela não reclama do seu fardo, mas armazena todo alimento necessário antes do inverno, na qual não mais pode trabalhar.
Sabemos que toda tribulação produz perseverança (Romanos 5:3), portanto, por maior o fardo que carregamos Deus nos dá animo diante de todo sofrimento e privações.
"Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo".(1 Tessalonicenses 1:3)