quinta-feira, novembro 05, 2015

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo (Romanos 10:9)


"Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê"(Romanos 10:4)

Nas cartas de Paulo, ele fala com tristeza no seu coração pela incredulidade dos seus compatriotas judeus. Ele ressalta sobre os privilégios que Deus concede aos que Nele crer. Mas pelo duro coração dos incrédulos, tem se desviado da Verdade Divina e não tem nenhum vinculo com Deus, porém, eles não se submetem ao Senhor. Pois, aqueles que não creem em Cristo, não são considerados filhos, mas sim, filhos da ira.
Contudo, a palavra de Deus nos ensina o Caminho, que é Cristo, através da fé.
Portanto, o privilégio da salvação, não se estendeu somente para os judeus mas também para os gentios, ou seja, todos nós que cremos no Filho de Deus e confessamos que Ele é o Senhor de nossas vidas recebemos a salvação.
"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele" (João 3:17)

No livro de Gálatas, Paulo fala da sujeição das pessoas na lei de Moisés, de tal modo as pessoas estavam ligadas a uma Lei dura, tendo em vista que a alma que pecasse teria uma sentença de morte.
"Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4)

Portanto, o plano de Deus de salvação em Cristo, afastou-nos da maldição da Lei e por fim as suas consequências.
Por isso, Cristo representa o único meio de salvação e o elo entre
Deus e o homem.
Hoje recebemos pela graça o perdão dos pecados, isso mediante a fé em Cristo. A fé representa o evangelho de Jesus Cristo, ou seja, as boas novas da salvação em Cristo.
No primeiro século, alguns cristãos não entenderam este fato e por isso continuaram guardando a lei de Moisés, insistindo, por exemplo, que a circuncisão era necessária para ter comunhão com Deus. 
"Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão" (Gálatas 5:1)
Não foi por esforços humanos que levou os gentios alcançarem a justiça, mediante a fé, pois os judeus buscando a justiça através da lei não tiveram êxito, porquanto suas buscas não foram mediante a fé mas, por obras.

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9)