segunda-feira, outubro 05, 2015

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19:10)


"Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo" (Salmos 27:4)

Zaqueu era chefe dos publicanos, cobrador de impostos também era muito rico. Ele foi ensinado na Lei de Moisés, e dos profetas, portanto, conhecia muito bem a Lei mosaica. Mas o judaísmo já não era o mesmo, os principais sacerdotes se corromperam e o templo estava cheio de comerciantes salteadores. Assim, também
Zaqueu se corrompeu, pois visou mais nas riquezas terrestre e se aliou com a corrupção.
O povo era manipulado pelo sinédrio. O sinédrio era o conselho de juízes, ou seja, uma corte suprema, na qual, operava em Israel na época de Jesus.
Porquanto esse sinédrio perseguiu Jesus, e foi responsável pelo julgamento de Cristo. 
Ao ver Jesus, passar em Jericó, Zaqueu quis saber quem era Jesus, e corria diante a multidão, porquanto ele era de baixa estatura, então subiu numa figueira brava para ver quem era o Senhor.
E quando Jesus olhou para cima, viu-o e disse-lhe: 
"Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa" (Lucas 19:5)

Ele recebeu a salvação, pois creu no Senhor e teve a sua vida transformada, era visto por toda nação como um publicano corrupto que defraudava os pobres. Mas ao ver Jesus sentiu a necessidade de mudar as suas atitudes.
"E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado" (Lucas 19:8)
Deus, nos deu livre arbítrio, podemos decidir entre o certo e o errado, mas a melhor escolha não está nas riquezas materiais, mas sim as espirituais. Zaqueu, poderia ter continuado na sua vida de luxo e riquezas, mas ele viu Jesus, e no Senhor encontrou a sua verdadeira vida.
Em Jesus estava o seu "viver", a sua "procura" de novamente se reconciliar com o Deus Poderoso. Jamais podemos nos corromper
com esse mundo, ainda que necessitamos de algo, é Deus que poderá nos suprir as nossas necessidades.
Agir corretamente no caminho tendo em vista a benevolência de que Deus cuidará de nós e um dia poderemos voltar a Ele e contemplar a sua Formosura.

"Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor" (Salmos 27:14)

                       Fiquem na Paz e Graça do Senhor Jesus