sexta-feira, janeiro 06, 2017

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4:7)


Satanás é um inimigo sagaz e astuto, sua definição o descreve como o "grande enganador", o destruidor do homens.
Criado por Deus, como um querubim, anjo da primeira hierarquia, entre os serafins e os tronos. Mas ele se rebelou contra Deus e se virou para o mal. 
Com suas mentiras, ele induz os homens ao caminho do pecado e seu alvo é destruir tudo o que Deus criou, sendo ele, portanto o acusador de nossas almas.
Jesus ao ressuscitar venceu todo império das trevas dando-nos a capacidade de agir e interagir diante de um ataque do mal.
"Pois Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado" (Colossenses 1:13)

No livro de Jó 1:6, mostra que Satanás examinou muito bem a vida de Jó, observou com detalhes as suas fraquezas, para colocar em pratica o seu plano de destruição.
Estamos sempre sendo observado pelo diabo e ele está atento para conhecer a fraqueza dos homens e quando encontra brechas ele ataca. 
Mas Jesus nos exortou:
"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pedro 5:8)
Deus sabia qual era a intenção de Satanás, mas uma coisa Ele não permitiu que ele tocasse, na sua vida.
"E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor." (Jó 1:12)
Jó foi vitorioso, ainda que o diabo batalhou contra ele, mostrou-se forte que o inimigo não teve mais o que dizer dele. 
"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca." (1 João 5:18)
Tudo que é confusão, toda crítica, murmuração, contenta e rebeldia, abre brechas para o mal e também contribui para os ataques do inimigo seja bem sucedido.
O inimigo tenta desviar-nos dos caminhos de Deus, afastando as pessoas de lerem a bíblia, de orarem e entoarem louvores a Deus e também deixam de serem misericordiosos.
Contudo, a falta da proteção do Senhor e a carência do homem com Deus, permite Satanás ter domínio sobre a vida das pessoas.
Satanás foi derrotado no passado, e continua sendo derrotado, e assim será no futuro.
"E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés" (Romanos 16:20)