terça-feira, abril 05, 2016

Eu a plantarei para mim mesmo na terra; tratarei com amor aquela que chamei Não amada. Direi àquele chamado ‘Não-meu-povo’: Você é meu povo; e ele dirá: ‘Tu és o meu Deus’. (Oséias 2:23)


O livro de Oséias, no Velho Testamento, expõe o coração de Deus sobre a humanidade, ou seja, mostra o que Deus sentia sobre aquele povo. A infidelidade espiritual era tão grande que Deus comparou o pecado daquele povo ao pecado de adultério
Porquanto, o homem abandonou o Senhor Deus e seguiu a outros deuses desconhecidos, feito por mãos de homens. 
"Disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor" (Oséias 1:2)
Obedecendo ao Senhor, ele se casa com uma mulher, na qual ela se torna adúltera. Ele sofreu com a infidelidade dela, mas ainda assim mostrou misericórdia para com ela. 
Deus viu a sua noiva se afastando Dele, o seu povo se envolvendo com outros deuses, Ele viu o povo sendo saqueado e suas vidas ceifadas por não ouvir a sua voz. 
Mas ainda assim, depois de tudo que o homem havia feito, Deus não os abandonou, mas teve misericórdia para reconciliar novamente o homem com Deus, estabelecendo uma nova aliança.
"Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia" (1 Pedro 2:10)
As conseqüências do pecado traz ao homem sérios problemas, devidamente resultado do erro cometido pelo homem. 
Na parábola do filho pródigo, mostra o filho mais novo pedindo sua parte da herança ao seu pai, indo, portanto para uma terra distante,
vivendo da maneira que queria, obstante disso só encontrou sofrimento.
Ele então, gastou toda a sua herança com seus prazeres, até que todo o seu dinheiro acabou tornando um mendigo. E no momento de grande dificuldade lembrou-se do pai.
"E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!" (Lucas 15:17)
Deus é o nosso Pai que se compadece de seu filho, ainda que esse errou e se afastou, Ele ainda espera o regresso do seu filho. Quando o homem reconhece o seu erro e se arrepende, Deus o recebe novamente de braços abertos e o perdoa.
Mesmo depois do pecado, o Senhor reconciliou o homem com Ele, através do Seu Filho que se colocou em nosso lugar para morrer a nossa morte e viver a nossa vida.






"Seja sábio, meu filho, e traga alegria ao meu coração; poderei então responder a quem me desprezar"
(Provérbios 27:11)