terça-feira, setembro 01, 2015

Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara. (Êxodo 15:26)



Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo

"E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia" (Êxodo 3:2)

"Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos;
E desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu" (Êxodo 3:7-8)

Deus ouviu o clamor daquele povo, pois eram oprimido por leis duras, sendo escravos numa terra estranha. Porém, quando a família de Jacó entrou no Egito, fugindo da fome da sua terra, seu filho José era governador do Egito.

Na época o Egito predominava o poder mundial por suas riquezas e fartura de alimentos.
Mas aconteceu que os filhos de Israel cresceram em grande número e se multiplicaram,  tornando-se muito fortes
Então um novo rei se levantou no Egito colocando sobre o povo de Deus uma dura servidão, fazendo-os trabalhar como escravos. 
"Mas quanto mais os egípcios afligiam o povo de Israel, tanto mais este se multiplicava e se espalhava; de maneira que os egípcios se enfadavam por causa dos filhos de Israel" (Êxodo 1:12)

Deus prometeu ao seu povo a Nova Canaã, a Nova Jerusalém, ali não haverá dor ou sofrimento algum. não haverá males que oprimem o povo e nem choro, mas haverá paz e regozijo, assim o Senhor levantou o seu Filho para livrar o seu povo das mãos do opressor do domínio de Satanás.
Naquele tempo o povo estava dominado e escravizado nas mãos dos egípcios, mas ainda hoje o povo continua nessa escravidão, sendo oprimido pela fome, por enfermidades, guerras, violências. Mas aquele que confia no Senhor não será afligido, mas terá em Deus o seu refúgio, pois Ele é a nossa fortaleza bem segura. 

"Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?
Estendeste a tua mão direita; a terra os tragou.
Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade." (Êxodo 15:11-13)