quarta-feira, abril 01, 2015

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Romanos 12:10)


"Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão" (Lucas 10:33)
A bíblia nos mostra a historia do bom samaritano, na qual retrata a verdadeira benevolência que alguém pode fazer ao teu próximo.
Certo homem descia de Jerusalém para Jericó quando
foi surpreendido por salteadores que o espancou e roubou tudo que ele tinha deixando-o quase sem vida.
Então, um sacerdote que passava por ali, viu esse pobre homem ferido no chão, mas não demostrou nenhum sentimento, assim, passou por longe sem oferecer nenhum socorro.
Também um levita que vendo aquele homem ao chão passou de largo e não atendeu ao sofrimento daquele homem.
Mas, o samaritano ao ver o homem naquela situação moveu seu coração ele, portanto, não tinha nenhum parentesco com esse judeu caído no chão, mas mesmo assim ele o ajudou sem medir esforços. Lembrando, que os judeus não se comunicavam com os samaritanos, pois, viviam em conflitos.
Isso ocorreu após a morte do rei Salomão, quando o reino foi dividido em duas partes, o reino do sul, que é de Judá, e o reino do norte que é de Israel
"E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele" (Lucas 10:34)
Deus atende o necessitado o perdido e vai ao encontro dele para dar vida e nada espera em troca, somente o seu amor, porque Jesus veio para salvar o perdido.
A misericórdia do Senhor é a causa de não sermos consumidos, porquanto, devemos usar de misericórdia ao nosso semelhante.
"Pois tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era forasteiro, e recolhestes-me" (Mateus 25:35)

Quando fazemos o bem lembremos que fazemos para o Senhor, pois Ele nos ensinou a fazer o bem. Quando, Jesus estava naquela cruz Ele não somente perdoou os seus inimigos, mas pediu ao Pai Celestial que os perdoasse, portanto, eles não sabia o que estavam fazendo.
"Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34)
Quem está tão atarefado para os negócios deste mundo, está ocupado para as coisas de Deus, e não consegue ver a verdadeira benignidade que há em Deus. 
Devemos tomar por exemplo a atitude daquele samaritano, ele também tinha compromisso como aqueles outros dois que por ali passaram, mas nada que pudesse afasta-lo de usar de misericórdia.

"Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim" (Mateus 24:46)