quarta-feira, maio 11, 2016

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores (Mateus 6:12)

                                         O perdão liberta

"Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo" (Colossenses 2:8)
Na cruz, Jesus retirou toda a acusação do mundo, ou seja, Ele por meio de sua morte e ressurreição apagou os nossos delitos e nos perdoou de toda transgressão.
Ele, porquanto, nos ensinou a andar em amor, todavia a sua Palavra se resume no amor e no perdão.
O perdão tem um poder de libertar e curar todas as feridas, tanto no corpo físico quanto espiritual. É um simples gesto, mas de grande valor, pois ele exprime algo essencial para a vida de todo ser humano.
Foi através do perdão que Deus apagou as nossas dívidas, isso, mediante o sacrifício de Jesus Cristo, que pagou o preço para que fossemos livres.
"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos" (João 15:13)

Segundo o britânico Alexander Pope disse que “errar é humano, perdoar é divino”. 
Com certeza cometemos erros por natureza, mas Jesus nos exortou a vigilância, isto é, ter o cuidado de não cair em tentação, ainda que somos atacados ou perseguidos devemos ser cautelosos para não agir segundo a ira ou a nossa própria natureza pecaminosa.
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Muitas pessoas se recusam em conceder o perdão dizendo, "que motivo temos para perdoar aqueles que nos ofendeu?" 
Quando Jesus, estava na cruz, tanto o povo, quantos os príncipes zombavam e blasfemavam dele, e um dos malfeitores que estavam pendurados também blasfemava contra o Senhor. 
Jesus, foi apresentado a Pilatos como pervertedor do povo, mas nenhuma culpa foi achado Nele.
"Vocês me trouxeram este homem como alguém que estava incitando o povo à rebelião. Eu o examinei na presença de vocês e não achei nenhuma base para as acusações que fazem contra Ele" (Lucas 23:14)
Pilatos reconheceu a inocência de Jesus, nos seus próprios termos políticos, porquanto as acusações daqueles lideres religiosos não consistia, ou seja, não tinha nenhum fundamento.
"Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo" (Lucas 23:34)
Ainda assim, Ele foi injustamente condenado a morte, foi ferido pelas nossas transgressões, porquanto Nele não havia pecado.
"Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21)
Mas, Ele nos absorveu de toda culpa, e por meio de Sua graça recebemos o título de ser chamados filhos de Deus. Desta mesma forma, tendo em vista o exemplo de Cristo, que nos ensinou o caminho da salvação pela redenção de nossos pecados, perdoando e sendo perdoado.