segunda-feira, agosto 31, 2015

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos"


"Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo" 
(2 Coríntios 1:2)

Nessa parábola conta-se a história de um homem, na qual tinha dois filhos. O filho mais novo, então resolve pedir ao pai a sua parte da herança.
Assim, o pai deu-lhe a sua parte, e saindo o filho foi para uma terra distante viver a vida da forma que achava melhor. Distante da proteção do pai, ele fez tudo que tinha vontade de fazer e gastou todo seu dinheiro com seus prazeres, coisas que não eram úteis.
Mas um dia todo o seu dinheiro acaba e ele então, sem nada, sem um lugar para morar, passa a ter necessidade. Porquanto naquela terra houve uma crise que muitos habitantes passavam fome.

"E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o
mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!" (Lucas 15:14-17)

Deus tem o melhor para todos que o busca, Ele nunca nos desamparou nas dificuldades, mas muitas vezes as pessoas esquece de tudo que o Senhor fez por ele.
"Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende" (Lucas 15:10)
Esse moço simplesmente resolveu viver na sua ilusão em um mundo totalmente cercado de trevas. E havendo ele gastado tudo, ficou só e desamparado e ninguém para ajudar. Padecendo por fome lembrou-se do conforto da casa do seu pai. Então percebeu o erro que fez e arrependido retornou a casa do pai.
"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim" (Lamentações 3:22)

Nesta parábola, podemos perceber a ilusão que leva as pessoas a distanciar do Senhor, ou seja, vemos que muitos se afastam das bençãos de Deus, devido ao seu egoísmo, ambição. Deixam o seu lar e parte para o desconhecido.
Somos filhos do Deus Vivo, e de forma nenhuma podemos nos afastar de sua presença. 
O homem quando se separa de Deus é como esse jovem, deixou a casa do pai e desperdiçou toda a sua herança em coisas que lhe trouxe somente o abandono. A busca por aventuras resultou em tormento e decepção. Viveu em condições desumanas por causa de sua escolha errada.
Jesus Cristo veio ao mundo para libertar o pecador e restaurá a sua vida e trazer de volta para o Pai Celestial aquele que se havia perdido. 

"E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho" (Lucas 15:21)
Retornando o filho pródigo e arrependido, seu pai se alegrou e festejou pelo seu retorno.
"Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se" (Lucas 15:24)
O Senhor Deus se alegra quando um de seus filhos se arrepende e volta para o seu lar, para a casa do Pai.

"Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende" 
(Lucas 15:10)