terça-feira, dezembro 29, 2015

Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo (Isaías 41:13)


"Deus nunca disse que a jornada seria fácil, mas Ele disse que a chegada valeria a pena" (Max Lucado)

"Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti" (Isaías 43:2)

Deus quer que sejamos submissos a Ele e também o Senhor espera de nós um povo corajoso, disposto a enfrentar qualquer combate, sabendo que Ele está no controle de tudo.
Jeremias, era filho de um sacerdote na terra de Benjamin, era muito jovem quando Deus o chamou como profeta, ele sabia que não seria fácil a jornada, mas Deus o havia escolhido e ele obedeceu. 
"Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta" (Jeremias 1:5)

Jeremias obedeceu ao chamado do Senhor, mas seu ministério não foi fácil. Ele anunciou ao povo sobre o cativeiro que se aproximava. Por causa de suas profecias ele foi perseguido, preso e ninguém deu crédito as suas palavras. 
Mas ainda assim, a sua fidelidade com Deus continuou, não temeu aos homens, pois sabia que Deus o enviou como profeta as nações. Mesmo no meio de tanta perseguição e desamparado pela incredulidade do povo, ele foi firme e corajoso para enfrentar os obstáculos.

Era preciso coragem para Jeremias enfrentar as circunstâncias e consequências que as suas palavras traziam. Pois o povo andavam longe de Deus, e não acreditavam  que um dia Israel iria ser levado ao cativeiro.    

"O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água" 
(Jeremias 2:13)
A pregação do profeta Jeremias irritava a muitos, pois o pecado predominava aquela nação e o povo cada vez mais se afastavam de Deus, assim, eles procuravam matar o profeta Jeremias.

Ele exortou a todos o povo a abandonarem a idolatria e a rebelião e tornassem para Deus, mas eles se recusaram. 
Não devemos temer as circunstancias ou problemas que surgem, pois Deus nos chamou para que tenhamos vida e vida em abundância. 

"Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos" (Jeremias 15:16)