sábado, novembro 14, 2015

Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação (Romanos 10:10)


"Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante Dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? "(Marcos 10:17)

Esse homem possuía muitas propriedades e era um jovem que aparentemente desejava ter comunhão com Deus. Ele por sua vez seguia os ensinamentos rabínicos, ou seja, cumpria os ensinamentos da Lei.
É importante abraçamos a salvação, pois, foi por isso que Jesus se sacrificou. Tirando sobre nós o jugo da Lei, fazendo que o plano de Deus para salvação alcançasse a todos pela fé em Cristo Jesus.

A Lei dada por Deus ao povo não deveria ser um peso, mas uma forma de disciplinar aquele que cometeu algum delito, no entanto tornou-se pesada.
A posição do homem diante de Deus é a de um pecador, então, Deus estabeleceu a Lei. 
Em hebraico a Lei é chamada de Torá, que pode significar lei como também instrução ou doutrina. O conteúdo da Torá são os cinco livros de Moisés, mas o termo Torá é aplicado igualmente ao Antigo Testamento como um todo.
Jesus não veio revogar a Lei ou os profetas, mas fazer cumprir a Lei, mas de um forma misericordiosa. Portanto Ele chamou os doentes, os aflitos, os que não tinham esperanças.
"Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão
doentes; Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento" (Marcos 2:17)

O homem é salvo pela graça mediante a fé em Jesus, e não pelas obras que pratica. Portanto ninguém é declarado justo diante de Deus por causa das obras, sabendo que o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. A justiça de Deus vem pela fé em Cristo Jesus, para todo aquele que crê. 

"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" (Romanos 10:9)
Por isso, o jovem rico veio a Jesus, crendo em sua própria justiça atribuídas pelos seus méritos. Pois, ele já cumpria os mandamentos de Deus. 

"Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse Ele.
"Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me"." (Marcos 10:21)

Mas quando o jovem ouviu essa palavra de Jesus, se abateu e afastou-se do Senhor triste, já que ele possuía muitas propriedades. 
Jesus queria ensinar aquele homem que o maior tesouro de alguém não se baseia em bens materiais, mas nos bens espirituais, como o amor, a paz, a misericórdia que toca nas bases da alma.

"Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê" (Romanos 10:4)