domingo, julho 12, 2015

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia (Provérbios 28:13)


"Conta uma lenda, que existia um lobo que queria ser igual à ovelha. Mas ele sendo um lobo, seus hábitos era totalmente diferente de uma ovelha que se alimentava com capim.

Pensou o lobo: "A minha vida de lobo é horrível. Quando tenho fome, tenho que matar outro lobo ou animal semelhante para saciar a minha fome. Enfrentamo-nos para
saber quem é o líder do grupo. Quem me dera fosse uma ovelha. As ovelhas vivem em grupo, se aquecem, andam juntas são humildes e compassivos”.

Um dia o lobo conseguiu uma pele de ovelha, assim vestindo aquela pele de uma forma tão perfeita que ninguém podia notar a diferença entre o lobo e a ovelha. 
Foi o dia mais feliz da sua vida. Viveu feliz como se fosse verdadeiramente uma ovelha.

Quando era chegada à hora das ovelhas se alimentarem. Imagine, o lobo também teve de comer capim. 
O capim descia em sua garganta feito uma lâmina cortante. Foi o momento mais horrível da sua vida.

As ovelhas têm três estômagos. Durante a noite elas remoem, ou seja, a comida vai de um estômago para outro, indo e voltando pela boca. Aquele barulho do ruminar não o deixou dormir, tal situação lhe incomodava.

O lobo que queria ser ovelha suportou aquela vida cerca de uma semana.
Um dia o lobo não aguentou mais e fugiu do meio das ovelhas. Depois de muito correr dali, tirou a roupa de ovelha e gritou como um lobo uivou como um lobo. Caçou um animal para saciar sua fome. Porquanto essa era a natureza do lobo.

Não aguentando a vida de lobo, vestiu novamente a roupa de ovelha e de cabeça baixa voltou vagarosamente para o meio das ovelhas.

Naquela noite o lobo adormeceu no meio de seu choro. Chorava e falou com Deus: " Oh Deus, eu quero tanto ser diferente, mas eu não consigo. Quero ser uma ovelha, mas a minha natureza é de lobo. Eu não consigo meu Deus, por favor, me ajude". Então adormeceu e foi o dia mais triste de sua vida.


Na manha seguinte o lobo acordou e foi com as ovelhas comer capim. Naquela manhã o capim parecia estar diferente, estava com um gosto bom e não cortou sua garganta.

Na hora de dormir, o ruminar das Ovelhas não o incomodou e o Lobo dormiu a melhor noite de sua vida.
Não entendeu o que se passara, chorou muito, e olhou para o céu e perguntou a Deus o que tinha acontecido. E Deus lhe respondeu: " Eu ouvi a sua oração e vi as tuas lágrimas, a tua vontade de ser uma ovelha, mas a tua natureza era de lobo, mesmo se vestindo como uma ovelha, você jamais conseguiria viver como ovelha, então Eu fiz o maior dos milagres, mudei a sua natureza de lobo para ovelha”.

"Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas" 
(2 Reis 20:5)

O grande desafio do ser humano para vencer é enfrentar a sua natureza. Portanto, Deus criou à sua imagem, dando-nos um livre arbítrio. Os atributos de Deus refletem em nossa natureza humana, embora de forma limitada. Nós amamos porque somos feitos à imagem de Deus, pois Ele é amor. 

"Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele" (1 João 4:16)

Os atributos de Deus reflete na pessoa que o busca e vive uma vida de santidade e temor. Infelizmente esses atributos são distorcidos pelo pecado, o qual também reside em nossa natureza pecaminosa.

Originalmente, a natureza humana era perfeita por ter sido criada por Deus, mas quando Adão pecou mudou a sua natureza.
Ainda, assim Deus pode mudar a vida do pecador quando ele confessa o seu erro e deixa.

"Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz" (Tiago 5:16)

Quando conhecemos a Cristo e entregamos-nos a Ele nossa natureza torna-se espiritual, ou seja nascemos de novo. O lobo nessa história conhecia a sua natureza. Mas, no entanto, não desistiu da sua vontade de ser uma ovelha.

Deus pode alcançar a todos que desejam ser transformado. E que querem uma vida santificada ao Senhor. O apostolo Paulo, era um soldado, na qual perseguia os cristãos e os prendiam. Mas um dia ao se encontrar com Jesus, seu ódio pelo povo de Deus cessou.

"Saulo, Saulo, por que me persegues?
Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues" (Atos 9:4-5)

É preciso nascer de novo, ou seja, mudar os nossos hábitos, portanto, se as nossas atitudes não for segundo a vontade de Deus pecamos.

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3:3)