sábado, junho 11, 2016

"Pois o Senhor, o seu Deus, os acompanhará e lutará por vocês contra os inimigos, para lhes dar a vitória" (Deuteronômio 20:4)


Quando, Josué estava entrando na terra prometida, juntamente com o povo, ali encontrou seu primeiro obstáculo, isto é, o rio Jordão que estava cheio. Mas, Deus fez com que as águas parassem para que todos pudessem passar a seco, sobretudo foi preciso que o povo se santificasse a Deus. (ler Josué 3.5-17)
Logo que, passaram o Jordão, ainda havia outro obstáculo, a cidade de Jericó, situada às margens do rio Jordão. Porém, essa era uma cidade forte com seus altos muros. Jericó parecia indestrutível, mas, Josué e o povo foram orientados por Deus, porquanto obedeceram e tiveram exito na batalha.
"Então o Senhor disse a Josué: "Saiba que entreguei nas suas mãos
Jericó, seu rei e seus homens de guerra.
Marche uma vez ao redor da cidade, com todos os homens armados. Faça isso durante seis dias" (Josué 6:2-3)
Deus libertou o seu povo das mãos dos egípcios e assim, passaram por quarenta anos no deserto para tomar posse da terra prometida, da promessa do Senhor. Mas, infelizmente nem todos tinham temor ao Senhor e, por isso, uma parte do povo murmurava ainda diante de tantos milagres que Deus fazia, e alguns deles adoraram outros deuses.
Nem todos são capazes de vencer os obstáculos da vida, porquanto, são limitados na fé. 
Bartimeu era cego desde que nasceu, ele estava assentado junto ao caminho que ia passando Jesus e a multidão, logo, ouvindo que era Jesus que por ali passava começou a clamar:
"Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim" (Marcos 10:47)

Mas, muitos o mandava calar, repreendendo-o, mas ele continuava clamando ainda mais, "Filho de Davi, tem misericórdia de mim".
E parando, Jesus o mandou chamar aquele cego.
"E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista" (Marcos 10:51)
Não existe obstáculos que não sejam vencido pelo poder de Deus, não há limitações quando cremos na promessa do Senhor e por Ele somos orientados, porquanto, ninguém e nada pode impedir a sua benção.
Para vencer os obstáculos é preciso obedecer e confiar em Deus, visto que, a vitória não depende de nossa sabedoria ou força, mas da obediência em Deus. 

Quem quer vencer precisa obedecer a palavra do Senhor. Ninguém vence as lutas somente com esforço. Josué teve de lutar para vencer as batalhas mas, a sua vitória foi devido a sua obediência e temor no Senhor. 

"Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares" (Josué 1:7)