quinta-feira, setembro 10, 2015

Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança (Salmos 37:3)


Depois da morte de Josué, o povo de Israel passou a fazer tudo aquilo que achava melhor para eles, portanto, não havia rei para governar-los. Durante um tempo o povo obedecia a Deus e depois tornavam a fazer o que lhes achava correto aos seus olhos.
Então, afastavam-se do Senhor e se esqueceram de tudo que Moisés e Josué lhes ensinou, esqueceram das vitórias que conquistaram nas batalhas. Na qual, Deus os tinha livrado de todos os seus inimigos. Contudo, o Senhor permitiu ao povo, por ter abandonado os seus estatutos,  Deus deixou que seus inimigos os oprimissem.  
Assim, quando aquele povo se arrependia e clamavam por libertação, então, Deus mandava juízes para livrá-los das mãos dos seus inimigos. 
"De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas" (Juízes 6:1)
Por causa da rebeldia do povo, a mão do Senhor não estava sobre eles, assim, os israelitas eram perseguidos pelos seus inimigos. Pois, quando eles faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos as invadiam.
Destruíam as suas plantações, e não deixavam nada vivo em Israel,
nem os seus animais.
Então, os israelitas lembravam do Senhor e clamaram a Ele por causa da opressão dos seu inimigos, e Deus enviando um profeta lhes falou:
"Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Tirei vocês do Egito, da terra da escravidão.
Eu os livrei do poder do Egito e das mãos de todos os seus opressores. Expulsei-os e dei a vocês a terra deles.
E também disse a vocês: Eu sou o Senhor, o seu Deus; não adorem os deuses dos amorreus, em cuja terra vivem, mas vocês não me deram ouvidos" (Juízes 6:8-10)

Certa vez, Gideão estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, assim para esconder dos midianitas, quando o anjo do Senhor apareceu e disse:
"O Senhor é contigo, homem valoroso" (Juízes 6:12)
Então, Gideão respondeu, se Deus era com eles, porque essas coisas sucediam, e porque os desamparou.
Sabemos que os nossos pecados nos distancia de Deus, porquanto, o Senhor é Fiel e não desamparada aqueles que o busca.
"Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos, mas a descendência dos ímpios será eliminada" (Salmos 37:28) 
Então o Senhor disse a Gideão:
"Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? " (Juízes 6:14)

Gideão era o menor de sua família e também mais pobre da tribo de Manassés, e não sabia como poderia livrar todo o povo das mãos de seus inimigos, então falou o Senhor:
"Eu estarei com você", respondeu o Senhor, e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem" (Juízes 6:16)
O Senhor Deus, nos chamou para conquistar uma terra que mana leite e mel, ou seja, nos chamou para liberdade e não para ficarmos debaixo de nenhuma maldição. Ele nos tirou do "Egito", do medo, da angustia, da opressão das trevas e nos colocou em um alto refúgio.
Mas, para termos essa segurança é necessário obedecer, confiar somente Nele, pois, Ele é o Único que pode salvar e nos livrar de todo mal.
Deus usou seus servos Moisés, Josué, Gideão e entre outros, para livrar o seu povo da opressão, mas hoje Ele enviou o seu Filho Jesus Cristo, para nos livrar e nos salvar de toda condenação que o pecado trouxe ao mundo.
"Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 6:23)