quinta-feira, fevereiro 04, 2016

"Porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus (Rute 1:16)


Na época dos juízes, houve uma grande fome em Israel, então um homem da tribo de Judá, Elimeleque emigrou para Moabe. Ele e sua esposa Noemi com seus dois filhos, Malom e Quiliom. 
Após a morte de Elimeleque, seus filhos se casaram com mulheres moabitas, Rute e Orfa. Mas também ambos morreram, Malom e Quiliom, deixando assim Noemi desamparada com suas duas noras. 
Contudo, Noemi resolveu voltar para o lugar de onde saiu, em Judá, ela e suas noras.

Assim, Noemi falou as suas noras para voltarem para casa de suas mães, desta forma retornaria sozinha para seu povo. E ambas choraram, mas, Rute se apegou a Noemi e não quis deixar a sua sogra.

"Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti."  (Rute 1:15-16-17)
A cultura de Rute era totalmente diferente do povo de Deus, portanto ela era moabita e os moabitas adoravam vários deuses. Mas ela ouviu falar do Deus de Israel, o Deus Vivo e assim aprendeu a segui-Lo e renunciou a cultura de seu povo. 

Ainda que não conhecemos os planos de Deus, Ele sabe o que faz. Muitas pessoas tentam mudar o seu caminho, fazem planos, mas
esquecem da direção do Senhor em suas vidas.

Jamais Noemi imaginaria essa tragédia em sua vida e essas circunstâncias que a rodearam no seu caminho. Mas ainda assim, o Senhor estava no comando, Ele não a abandonou e trouxe de volta para o seu povo. 
Podemos achar em certas ocasiões que estamos fazendo a coisa certa, mas se não pedimos a direção de Deus, certamente cairemos em tropeço, pois o Senhor é quem nos guias em veredas de justiças em verdes pastos.

"Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome" (Salmos 23:2-3) 

Deus mudou o teu caminho para trazer-lo de volta a Ele, e guardou a tua vida em segurança para não caíres no caminho do mal. Ele te sustentou em todos os momentos e nunca te deixou só, ainda que pensou que estava só, ali estava Ele consolando de suas angustias e de seus temores.