quinta-feira, agosto 27, 2015

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração (Jeremias 29:13)


No contexto bíblico, a bíblia nos mostra que Israel enfrentou tempos difíceis, na qual os hebreus deixando de ouvir a voz de Deus, passaram a seguir deuses estranhos. Assim a idolatria foi aumentando e não somente o pecado como também a ignorância do povo que resultou em grandes conflitos e consequências para toda
nação, por abandonarem o Senhor Deus. 

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos" (Oseias 4:6)

Acabe se tornou rei de Israel, e foi um rei forte e muito poderoso, 
mas fraco espiritualmente, na qual não buscou ao Senhor. Portanto, casou com Jezabel, uma mulher com prática religiosa diferente do povo israelita. Ela por sua vez, promoveu a idolatria em Israel e perseguiu os profetas do Senhor, matando-os. 
Entretanto, isso provocou a ira de Deus e também a queda de Acabe, pois ele permitiu que a nação israelita se contaminasse com deuses estranhos. 
"Não terás outros deuses além de mim.
Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra"(Êxodo 20:3-4) 

A influência de Jezabel, contaminou a muitos, pois ela não acreditava no Deus Vivo, assim infiltrou a sua religião no meio de Israel que foi adotada por diversas pessoas, tendo ela Baal como seu deus. O significado do nome Baal, quer dizer “dono” ou “senhor” e é considerado o deus da fertilidade, pelas antigas
religiões Cananeia e Fenícias.
Então, diante de tudo isso, o Senhor levantou o profeta Elias, e fez que com que por três anos não chovesse em Israel, causando assim, vários problemas. 
"Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu" (1 Reis 18:21)

Foi no monte Carmelo, que Elias clamou ao Senhor e mostrou diante de toda nação que o Senhor é Deus e dono de todo poder. Elias propôs um teste aos sacerdotes de Baal, um sacrifício. Todos os profetas de Baal, orariam ao seu deus para que ele acendesse o fogo e Elias faria o mesmo e o verdadeiro Deus que responder por fogo é o verdadeiro Senhor.

"Então vocês invocarão o nome do seu deus, e eu invocarei o nome do Senhor. O deus que responder por meio do fogo, esse é Deus". Então todo o povo disse: "O que você disse é bom" (1 Reis 18:24)

Os profetas de Baal começaram a preparar o sacrifício e a invocar o seu deus. Portanto, eles eram de quatrocentos e cinqüenta homens, mas sucedeu que eles foram decepcionados, e não tiveram resposta alguma.
Então Elias, preparou o altar pra Deus e clamou ao Senhor,  na qual, respondeu com fogo no altar.
"Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração" (1 Reis 18:37)
"Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!" (Reis 18:38-39)

Deus mostrou diante de toda nação que Ele é o Todo Poderoso e não há nada e nem ninguém que se compare a Ele. Dele é o poder de cessar a chuva ou cair fogo dos céus, Dele é poder de todas as coisas. 
Deus usa seu poder e prova-nos que somente Ele é o Único e Soberano Deus de nossas vidas.
"EU SOU O QUE SOU" (Êxodo 3:14)