segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma (1 Coríntios 6:12)







"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne"
(Gálatas 5:16)







Devemos ter muito cuidado de tudo que absorvemos para a nossa vida, porquanto, nem todas as coisas nos convém, pois isso pode refletir no nosso crescimento espiritual e na nossa comunhão com Deus. 
No livro de Oséias, descreve uma história, na qual, o povo estava vivendo, a infidelidade espiritual, o abandono com o Senhor, por outros deuses estranhos. 
O casamento de Oséias demonstrava o que Deus estava sentindo em relação a Israel, ou seja, era uma ilustração que representava a relação de Deus com o seu povo.

"Disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor" 
(Oséias 1:2)
Aquela mulher de "prostituições" se referia a vida de imoralidade que o povo estava vivendo. 
Oséias, sofreu com a infidelidade da esposa, mas ainda mostrou misericórdia para com ela. Da mesma forma, Deus viu a sua noiva, a Igreja de Cristo, se afastando Dele. Ele viu a ingratidão do seu povo se esquecendo do bem que Ele fez, mas o seu povo o abandonou e se envolveu com deuses estranhos que bem nenhum fez. 
Mas ainda assim, o Senhor teve misericórdia para reconciliar com a sua "noiva", a Igreja de Cristo. Esta que por sua vez, adúltera longe de Deus, Ele portanto, estabeleceu uma nova aliança com ela, uma aliança eterna.
"Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes" (Gênesis 17:7)
Oséias, profetizou por cerca de 59 anos, durante os reinados de alguns reis. Sua esposa, Gômer, o deixou e viveu em adultério com outro homem, mas ele a resgata de volta. Isso, portanto, descreve o povo em relação a Deus,  ilustra como o povo abandonou ao Senhor e se prostituiu espiritualmente com "deuses estranhos". Quebrando, a aliança com Deus.
"O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus" (Oséias 4:12)
A infidelidade com Deus é descrita pelo profeta Jeremias como adultério. Ainda nas cartas de Paulo, ele menciona em sua discussão com os coríntios do zelo divino e a devoção a Cristo, o cuidado de não se envolver com outros deuses.  

"Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo" 
(2 Coríntios 11:2)