segunda-feira, janeiro 09, 2017

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. (João 13:34)


"Todo mundo pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo". Oras, essa é também uma afirmação baseado num raciocínio lógico sem atropelos de palavras.
De fato, nem sempre as pessoas tem a simplicidade de corrigir os seus erros e sempre encontra o defeito no próximo.
"Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." (Mateus 7:4-5)
Não podemos julgar os erros dos outros, mas aprender com todo ensinamento de Cristo, sabendo que toda a lei se cumpre numa só palavra: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo".
Jesus, por seu sacrifício terminou a era de uma lei dura, abrindo ao mesmo tempo um novo caminho, o caminho da verdade e da vida.
O amor é o cumprimento da lei e todos os mandamentos que estão resumidos no mandamento de amar uns aos outros como a nós mesmos. 
A palavra do Senhor tem que que está em  nós, tem que está selada em nossos corações, assim, como Davi disse: 
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Salmos 119:11)
Devemos guardar a palavra de Deus e obedecer a tudo quanto ela nos tem ordenado, pois ela é lâmpada para os nossos pés, é vida para todos que a busca.
Dois homens subiram ao templo para orar, um era fariseu, e o outro um publicano. 
O fariseu orava em pé, dizendo consigo mesmo: "Oh, Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo".
Já o publicano também estando em pé, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: "Oh, Deus, tem misericórdia de mim, pecador"! 
Aquele publicano foi justificado para sua casa, e não aquele que havia se exaltado, pois não houve humildade em seu coração. 
"Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado" (Lucas 18:14)
Não devemos colocar a nossa confiança em  nós mesmos e desprezar os outros. 
Quando Maria Madalena, ainda não conhecia ao Senhor Jesus, ela havia sido apanhada em adultério e o povo queriam apedrejá-la.
Isso, porque na antiga lei, na lei de Moisés, tais mulheres que eram surpreendidas em adultério eram apedrejadas, Mas Jesus não a julgou ou condenou, mas falou:

"Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela." (João 8:7)
Jesus não a condenou e instrui-a para não pecasse, e ela tendo ouvido a voz do Senhor deixou o seu mal caminho e seguiu a Cristo e então, foi justificada pelo Senhor. 
"Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas." (Romanos 14:1)
"Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar." (Romanos 14:4)