segunda-feira, janeiro 25, 2016

"Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento" (Lucas 5:32)


"E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra" (Mateus 8:2-3)

Segundo a lei que Deus deu aos israelitas, no velho testamento que qualquer pessoa contaminada com lepra era considerada imunda. 
Nos tempos bíblicos a lepra era uma doença terrível, porquanto uma pessoa com lepra tinha que ficar isolada das outras pessoas. Além do sofrimento físico, tinha que conviver excluída do povo e isso mexia com o emocional da pessoa. Sua solidão deixava num estado de tristeza, pois todos se afastavam dela.
Mas Jesus, aproximou-se desses leprosos e os curou, não somente a doença física, mas curou a alma.
Aquele homem creu que somente o Filho de Deus podia curá-lo e na sua fé foi purificado da lepra.
A lepra representava "imundice", hoje ela representa o pecado, quantos não estão leprosos na alma, e quantos estão como aquele leproso, precisando de ajuda para ser curado.
Jesus, veio para libertar o povo dessa escravidão, e curar os enfermos. Assim todos aqueles que estavam doentes eram curados tanto no corpo como também na alma. De fato os ensinamentos de Jesus Cristo, atraía os pecadores, contudo, uma grande multidão o ouvia com alegria e temor. 

O arrependimento é para vida, é uma forma de deixar a "lepra" e deixar Deus agir em nossas vidas. Ainda que muitos acham que não precisam de seguir a Cristo e aos seus ensinamentos, a verdade é que sem Ele o homem padece nos seus próprios erros.

"Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento" (Marcos 2:17)