quinta-feira, setembro 24, 2015

Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus (Romanos 6:11)


O Espírito Santo nos dá orientação para vivemos uma vida de santidade, na qual somos direcionados a Deus, diante da Palavra revelada na bíblia.
Devemos renascer, ou seja, nascer verdadeiramente, tendo em vista que precisamos mudar certas atitudes, desistir de velhos hábitos,
isto é, buscar em Deus a vontade divina e se esvaziar das vontades carnais.
Quando acreditamos na mensagem da Palavra de Deus, aceitamos Jesus Cristo, como Redentor e Salvador de nossas almas, passamos, portanto, pelo batismo nas águas, pois o batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que crer. 

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mateus 28:19)
"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" 
(Marcos 16:16)

O batismo é como um selo da justiça que vem pela fé, e dos que seguem a fé em Cristo Jesus, determinadas dentro dos estatutos de Deus. 
É necessário que creiamos no evangelho e recebemos a Cristo como único e verdadeiro Senhor de nossas vidas.
No Antigo Testamento, os judeus tinham como selo de sua fé a circuncisão, mas já no Novo Testamento a circuncisão foi suprimida, sendo vista simbolicamente no batismo.
"Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.
Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos." (Colossenses 2:11-12)

O batismo somente não salva, mas acompanha a salvação, porquanto, ainda que fosse batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ainda tivesse as mesma atitudes pecaminosas, isso não levaria a purificação dos pecados. Por isso é necessário "nascer" para uma vida de santidade com Deus, desfazer do velho homem que éramos antes de conhecer a Cristo.
"Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,
E cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que
nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz" 
(Colossenses 2:13-14)

Nossas atitudes era contrária a vontade divina e na verdade estávamos mortos por causa das nossas transgressões, mas a nossa sentença foi paga por Jesus, numa cruz dolorosa, na qual gerou sofrimento e dor como preço de um resgate. Mas esse preço nos proporcionou a libertação das trevas, e a dívida do pecado Ele assumiu sozinho, ainda que era inocente e nós culpados.

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida" (Romanos 6:3-4)

Nenhum comentário: