sexta-feira, julho 24, 2015

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir (Mateus 25:13)


"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Jesus disse que a carne é fraca, portanto o único meio que temos para não tropeçarmos é ser vigilante. Uma pessoa que está aprendendo a dirigir tem um grande cuidado ao volante,
ao contrário daquele que já tem uma larga experiencia e confia no seu conhecimento.
Ser cuidadoso é ser vigilante e não confiar em si próprio. Não devemos confiar somente por "vista", mas ainda que o nosso espírito esteja forte, devemos sempre está atento aos ataques do diabo. 
"Não deis lugar ao diabo" (Efésios 4:27)

As tentações sempre virão, assim como o próprio diabo ousou de tentar Jesus Cristo, o Filho de Deus lá no deserto, não tentará também os seus servos?
"O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães" (Mateus 4:3)

O diabo se aproveita dos erros das pessoas para mante-las presas em suas garras. O apóstolo Pedro, advertiu que o inimigo age como um leão que devora as suas presas.
"Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1 Pedro 5:8)

O inimigo se aproveita das fraquezas das pessoas e do momento que não estão vigiando. 
"O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo" (Mateus 25:1)
Jesus contou a parábola das dez virgens. Cinco delas eram prudentes, mas as outras cinco insensatas. Portanto, não estavam vigiando o momento que o noivo iria chegar. 

E quando o noivo chegou as virgens prudentes tinham o azeite e foi ao encontro do noivo. Mas as outras cincos não tinham o azeite.
"E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam" (Mateus 25:8)
Assim, as virgens imprudentes disseram "‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós! "
Mas, o noivo olhando pra elas disse "não as conheço".
O diabo sempre será o adversário da Igreja de Cristo, lutará de todas as formas para combater o povo de Deus. Tentará induzir as pessoas em todo erro e engano. Ocupando seu tempo em coisas inúteis para não sobrar tempo para a oração, para meditar na palavra e todo louvor e adoração ao Senhor. 

"Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios.
Não permitas que o meu coração se volte para o mal, nem que eu me envolva em práticas perversas com os malfeitores. Que eu nunca participe dos seus banquetes" (Salmos 141:3-4)

O salmista Davi, aprendeu a guardar a palavra do Senhor em seu coração e orou a Deus para que Ele colocasse uma guarda à sua boca para não pecar.
Tudo aquilo que praticamos, daremos contas a Deus. Portanto, é prioridade crer somente no Senhor e confiar Nele, orando e vigiando. Ser vigilante é ser também ser cuidadoso é fugir de toda aparência do mal. 

"E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente" (Efésios 4:17)

Nenhum comentário: