segunda-feira, outubro 20, 2014

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34


"Dois irmãos moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho. 
Durante anos, percorreram uma estreita e comprida estrada que corria ao longo do rio para, ao final de cada dia, desfrutarem um da companhia do outro. Apesar do cansaço, faziam-no com prazer, pois se amavam. 
Mas agora tudo havia mudado. Eles tiveram a primeira desavença em toda uma vida trabalhando lado a lado, repartindo as ferramentas e cuidando um do outro. 
O que começara com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio...
Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta. Ao abri-la, notou um homem com uma caixa de ferramentas de carpinteiro. Estou procurando por trabalho disse ele  Talvez você tenha um pequeno serviço aqui e ali... Posso ajudá-lo? Sim! disse o fazendeiro.  Claro que tenho trabalho para você. Veja aquela fazenda além do riacho... É de meu irmão mais novo. Brigamos muito e não mais posso suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira perto do celeiro? Quero que você me construa uma cerca bem alta ao longo do rio para que eu não mais precise vê-lo.
Acho que entendo a situação disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos que certamente farei um trabalho que lhe deixará satisfeito.
Como precisava ir à cidade, o irmão mais velho ajudou o carpinteiro a encontrar o material e partiu. O homem trabalhou arduamente durante todo aquele dia medindo, cortando e pregando. 
Já anoitecia quando terminou sua obra, ao mesmo tempo que o fazendeiro retornava...Seus olhos não podiam acreditar no que viam! Não havia qualquer cerca! Em seu lugar estava uma ponte que ligava um lado do riacho ao outro.
Era realmente um belo trabalho, mas, enfurecido, ele exclamou: Você é muito insolente em construir esta ponte, depois de tudo que lhe contei. No entanto, as surpresas não haviam terminado... Ao erguer seus olhos para a ponte mais uma vez, viu seu irmão aproximando-se da outra margem, correndo com seus braços abertos...
Cada um dos irmãos permaneceu imóvel de seu lado do rio, quando, num só impulso, correram um na direção do outro, abraçando-se e chorando no meio da ponte.
Emocionados, viram o carpinteiro arrumando suas ferramentas e partindo...
Não, espere!  disse o mais velho  Fique conosco mais alguns dias... Tenho muitos outros projetos para você. E o carpinteiro respondeu: Adoraria ficar, mas tenho muitas outras pontes para construir."  
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.  (Romanos 12:9-10)
Através dos ensinamentos e da sua vida, Jesus nos ensinou a importância de amar uns aos outros. Sem ira, e sem contenda. 
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. (João 13:34)

Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
(Mateus 22:36-37-38-39)
Jesus disse que o segundo maior mandamento se relaciona com o primeiro: “Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.” É a esse mandamento que agora vamos dar atenção, e por bons motivos. Os tempos em que vivemos são marcados por um tipo de amor distorcido e egoísta. Em sua descrição inspirada dos “últimos dias”, o apóstolo Paulo escreveu que as pessoas amariam, não umas às outras, mas a si mesmas, ao dinheiro e aos prazeres. Muitos não teriam “afeição natural” ou, como diz certa tradução da Bíblia, não teriam “a costumeira afeição pela família”. (2 Timóteo 3:1-4). 
Jesus Cristo, disse em Mateus 24, “Muitos . . . trairão uns aos outros, e se odiarão uns aos outros. . . . E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. (Mateus 24:12)

 Note, porém, que Jesus não disse que o amor de todos esfriaria. Sempre houve e sempre haverá os que demonstram o tipo de amor que Deus espera e merece. Os que realmente amam ao Senhor, Jesus, se esforçarão para ver os outros assim como ele os vê. 

Oramos
Senhor, ensina-nos a amar uns aos outros, assim como O Senhor amou. Dando entendimento para compreender as pessoas, não importando o que elas fazem, somos todos criados por Deus. 
Assim fazes brotar um amor incondicional por todos, sem ira ou contenda. Sem inveja ou egoismo. Que estejamos sempre pronto para dar a quem precisa, pois é através do amor que venceremos barreiras conquistaremos vitorias, agradeço por esse dia, Senhor, de poder compartilhar a tua palavra uns aos outros. Amém.

Nenhum comentário: