quinta-feira, março 26, 2015

Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes (1 Coríntios 1:27)


"Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó" (Gênesis 25:31-33)
Esaú, filho de Isaque e Rebeca, vendeu sua primogenitura a Jacó, seu irmão, pois naquele momento ele vinha do campo e estava com fome. No momento não se importou com as consequências que esse ato poderia lhe causar no futuro. Assim habitou Esaú no Monte Seir. 
"E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura" (Gênesis 25:34)
Os edomitas eram descendentes de Esaú, assim como os israelitas o eram de Jacó.
O primogênito tinha direitos exclusivos, ou seja, era uma tradição na época que toda herança fosse para o primeiro filho e como, Esaú foi o primeiro a nasceu teria todo o direito.
E quando, Isaque, estava morrendo, Jacó se passou por Esaú, enganando seu pai e obter a benção.
"E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe" (Gênesis 27:19)
Esaú, não era temente a Deus e a suas atitudes não agradava ao Senhor, assim, Deus amou Jacó e aborreceu Esaú.
"Como está escrito: Amei a Jacó, e aborreci a Esaú" (Romanos 9:13)
O homem joga fora as coisas mais preciosas de suas vidas, Deus o chamou para ser filho e herdeiro da promessa, mas no entanto, ele lança mão de tudo por causa de coisas superficiais deste mundo.
Através de Jesus Cristo, temos a vida eterna, pois essa é a promessa para aqueles que aceitam e guardam a palavra do Senhor e coloca em prática.
"Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão" (João 10:28)
Jacó pagou um preço alto por sua atitude, teve de fugir da face de Esaú, e depois foi enganado pelo seu tio, Labão, onde se refugiou depois de sua fuga.
Mas, depois Deus o abençoou, grandemente, pois ele escolheu andar e confiar no Senhor. 
"Disse o Senhor, então, a Jacó: Volta para a terra de
teus pais e para a tua parentela; e eu serei contigo" (Gênesis 31:3)
Os planos de Deus não são os planos do homem, Ele faz o que apraz, pois Ele sabe qual é o melhor para os teus filhos. 
Jacó, por muito tempo foi afligido, mas quando chegou a hora, Deus o fez triunfar. 



Nenhum comentário: